Transplante de Cabelo de uma Pessoa para Outra: É possível? Entenda.

Uma pessoa pode doar cabelo para outra pessoa?

transplante-de-cabelo-de-uma-pessoa-para-outra

Transplante de cabelo de uma pessoa para outra é possível? Semanalmente recebemos 2 a 3 emails com essa pergunta na nossa Clínica de Implante Capilar DF em Brasília.

A Era atual está revolucionando a Medicina. A cirurgia de Transplante Capilar é uma cirurgia e um ato médico por excelência.

Doação de Sangue, Medula, Rim, Coração, Pulmão, Fígado, Córnea, Pâncreas e Intestino. Hoje ouvimos os apelos de varias entidades que solicitam a doação de parentes que tiveram morte encefálica.

Para alguns órgãos é possível a doação intervivos, ou seja, entre pessoas compatíveis, geralmente parentes próximos. É o caso de Rim, Medula e Fígado.

Seria possível também o transplante intervivos de cabelo entre parentes?

Os órgãos transplantados são extremamente complexos, possuindo vários tipos de células diferentes.

O coração por exemplo, possui células musculares, células de vasos sanguíneos, células nervosas, entre outras. O folículo capilar (Cabelo) não é muito diferente de um desses órgãos. Ele é constituído de duas partes: o bulbo e a haste.

O bulbo possui queratinócitos e melanócitos. É circundado por vasos sanguíneos e recebe diversas células imunológicas.

A haste também tem queratinócitos, mas possui células musculares e glândulas. Assim, o foliculo é um órgão em miniatura e tem uma grande complexidade.

Cada célula do folículo apresenta proteínas que têm uma marca de reconhecimento pelo organismo.

Quando usamos células estranhas (transplantadas de outra pessoa), o organismo interpreta como não sendo próprio e desencadeia uma reação de rejeição.

Mas se funciona em outros órgãos, porque não funcionaria no cabelo?

Quando se realiza uma transplante de Rim ou Pulmão, a sobrevivência é o objetivo. Se só fizermos o transplante desses órgãos, e nada mais, haverá rejeição também.

Então, deve-se associar o uso de medicações chamadas de imunodepressores ou imunossupressores para diminuir a rejeição do organismo. Elas diminuem o poder do organismo de combater células que não são suas.

Essas medicações têm muitos efeitos colaterais como facilitar infecções, úlceras de estômago, podem aumentar a chance de alguns tumores,  anemia, entre outras muitas. Assim, causar a imunossupressão em um paciente deve ser cogitada nos casos de risco de vida.

Quando falamos de cabelos, estamos falando de uma alteração unicamente estética. Não há risco de vida e isso não justifica o uso de medicações imunossupressoras. Por esses motivo não tentamos realizar o transplante de cabelo de uma pessoa para outra.

Transplante de cabelo de uma pessoa para outra é possível?

A resposta correta é Sim. Porém, não é viável.

Esse tipo de transplante teria de ser feito com a associação de medicações imunossupressoras, o que poderia causar sérios transtornos de saúde e riscos até mesmo de vida. Não se justifica por motivos estéticos realizar um transplante de cabelo de uma pessoa para outra.

Tenho cabelos crespos e quero ter cabelos lisos com auxílio do implante capilar, é possível?

Não, o implante ou transplante de cabelo é realizado com a retirada do cabelo da própria pessoa da nuca e implantado na área com calvície.

Esse cabelo posterior (da nuca) costuma ser até mais ondulado que o cabelo da porção superior e, algumas vezes, até piora o aspecto de cabelos crespos.

Alguém já tentou realizar o transplante de cabelos entre duas pessoas diferentes?

Sim e com sucesso. Mas a situação foi muito peculiar.

O caso é descrito em pessoas com leucemia que fizeram radioterapia e quimioterapia e perderam seus cabelos. Com isso receberam nova medula para refazer sua linhagem sanguínea e foram submetidos a pequenos implantes experimentais de cabelo provenientes dos mesmos doadores da medula.

Nesses casos o sucesso ocorreu pois a parte imunológica da pessoa receptora tornou-se muito semelhante à doadora, por isso foi possível realizar um transplante de cabelo de uma pessoa para outra.

E as células tronco substituirão os implantes de cabelo?

Até o momento a resposta é não. Existe uma dificuldade muito grande das células tronco se diferenciarem em folículos capilares.

Seria a mesma coisa que pedir para as células tronco se transformarem em um coração. Os experimentos que foram realizados em pessoas têm revelado graves problemas no controle dessas células, o que inviabiliza o seu uso ainda na medicina de forma generalizada.

Quais as perspectivas futuras para o tratamento da calvície?

Como toda a medicina, o futuro são as terapias alvo. Ou seja, medicações que bloqueiam o ciclo de queda do cabelo com atuação molecular nas células de queratinócitos.

Mas isso ainda é um sonho!

Qual o melhor tratamento para a calvície nos dias atuais?

Como falamos sempre no nosso site, o tratamento é uma tríade:

1. Medicamentos (para evitar a queda precoce),

2. Fisioterapia ou Tratamento Capilar (combinação de técnicas de fisioterapia e estéticas para diminuir a queda do cabelo e estimular outros folículos) e;

3. Cirurgia (o transplante ou implante capilar).

O transplante de cabelo continua sendo um auto implante, ou seja, a pessoa que doa é a que recebe o implante de cabelo.

A possibilidade de adquirir o cabelo, mudar a cor e o tipo de cabelo com doações de pessoas desejadas é impossível.

O ideal é prevenir a calvície e tratá-la de forma adequada.

Se tratada por quem entende, poderá ter resultados mais favoráveis e rápidos.

Caso queira saber mais e avaliar sua calvície e tratar de forma adequada, ENTRE EM CONTATO ou ligue para nós pelo telefone: 61 3361-1644.

Ficaremos contentes em lhe ajudar!

Gostou do conteúdo? Compartilhe e nos ajude com sua participação.

Até a próxima.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *