Ovários Policísticos e Calvície Feminina: Saiba como tratar.

Ovários Policísticos e Calvície Feminina

Ovários Policísticos e Calvície Feminina – A doença conhecida como Síndrome dos Ovários Policísticos é uma doença comum nas mulheres em idade jovem podendo alcançar até 7% delas.

Na nossa clínica em Brasília, muitas mulheres nos procuram com queixa de calvície e devemos sempre considerar essa doença como uma das possibilidades. Mas a calvície não é um sintoma comum na Síndrome do Ovário Policístico.

Acredita-se que a calvície (ou Alopecia) esteja presente em apenas cerca de 5 % dos casos dessas doença.

A causa das alterações é basicamente hormonal. Ocorre uma taxa maior de hormônios androgênicos (masculinos).

Entre eles a testosterona, dehidroepiandrosterona e a androstenediona. Esse hormônios conferem características masculinas, por serem hormônios de diferenciação masculina.

Outros sintomas comuns da Síndrome do Ovário Policístico:

  • Alterações menstruais. A mulher apresenta períodos de irregularidade e principalmente ausência de menstruação.
  • Hirsutismo: é a presença excessiva de pelos em lugares não usuais na mulher como face, orelhas, tronco,etc. Mas esse sintoma pode variar dependendo da raça originária da mulher.
  • Acne: a presença de acne ocorre em cerca de 20% das mulheres com essa doença.
  • Ovários alterados: apresentam diversos cistos ao ser realizado o ultrassom ginecológico ou pélvico.

O diagnóstico não é muito simples e depende de exames laboratoriais e de imagem associados à história da mulher. O tratamento pode ser realizado com anticoncepcionais e metformina. Mas esse acompanhamento deve sempre ser realizado por médicos de preferência endocrinologistas ou ginecologistas.

A Calvície é muito branda quanto associada à Síndrome dos Ovários Policísticos. O tratamento pode ser realizado com medicações tópicas e tratamento local com esteticista. Mas o tratamento da doença deve ser feito, pois sem o controle da doença a calvície continua.

Saiba mais: Síndrome do ovário policístico reflete na pele e pode dificultar a gravidez

Perguntas comuns na nossa Clínica em Brasília-DF sobre a Calvície associada à Síndrome dos Ovários Policísticos:

A Calvície causada da Síndrome dos Ovários Policísticos é tratada com a Cirurgia de Implante Capilar ou transplante Capilar?

Normalmente não, pois a doença causadora pode ser controlada. Mas em alguns poucos casos pode haver associação à Alopecia Androgenética Feminina ou a doença dos ovários se arrastou por anos causando danos irreversíveis. Nesses casos o implante capilar pode ser indicado.

O que fazer se a mulher tiver o diagnóstico de calvície associada à Síndrome dos Ovários Policísticos?

Primeiramente procurar um especialista para controlar a doença causadora. Os especialistas costumam ser os endocrinologistas ou ginecologistas.

Depois de iniciar o controle da doença, pode-se fazer um tratamento em uma clínica especializada em tratamento capilar para recuperar os cabelos.

Lembramos que a Cirurgia de Implante ou transplante capilar raramente são indicadas para essas pacientes.

Quais são as outras causas de Calvície feminina além da Síndrome dos Ovários Policísticos?

As causas mais comuns são a Alopécia Androgenética Feminina, o Eflúvio telogênico, anemia, hipovitaminoses, estresse, alopecia areata, alopecia fibrosante e alopecia induzida por fármacos.

A diferenciação delas deve ser feita por um médico especialista acostumado em tratar cabelos. Procure uma clínica que saiba tratar de forma completa a calvície, desde o diagnóstico até o implante de cabelo.

A Calvície relacionada à Síndrome dos Ovários Policísticos é rara como discutido anteriormente. Mas é importante procurar um especialista médico que tenha experiência para desconfiar desses possível diagnóstico.

Tomar medicações para a queda de cabelo sem tratar a causa não acarretará em melhora da calvície. Mas o tratamento da queda e o tratamento da doença causadora serão a solução.

Caso a mulher seja jovem, com períodos menstruais irregulares, sinais androgênicos como aparecimento excessivo de pelos, alteração de exames hormonais e de ultrassom dos ovários, a necessidade de tratamento será alta.

Caso queira tratar sua calvície na nossa clínica em Brasília -DF entre em contato pelo 61 3361-1644 na Clínica de Implante Capilar DF. Ficaremos honrados com sua presença. Ligue e agende sua consulta com médico especialista.

Comments

comments

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *