Tratamento fio a fio

TRATAMENTO FIO A FIO

O princípio básico do implante capilar fio a fio é redistribuir o cabelo já existente em toda a circunferência do couro cabeludo. Demarca-se uma área doadora, geralmente a região posterior do couro cabeludo e uma área receptora. A área doadora cederá folículos capilares para a área receptora, ou seja, onde ocorre a calvície. Uma vez implantados, os cabelos crescerão normalmente e poderão ser penteados, sem a necessidade de nenhum cuidado especial, pois possuem uma maior resistência à enzima responsável pela calvície (5-alfa-redutase).

No procedimento é realizada uma avaliação pré-operatória do paciente para analisar qual tipo de calvície existente e diagnosticar problemas metabólicos que podem ser a causa da queda capilar – que podem ser diversas, tais como desnutrição, anemia, dermatites seborreicas, traumas locais, doenças da tireoide, doenças hepáticas e outras.

Antes do procedimento cirúrgico, o paciente realiza exames pré-operatórios, como eletrocardiograma, hemograma e coagulograma, bem como avaliação do médico anestesista que compõe a equipe.

Conclui-se então que a quantidade de fios a serem transplantados depende do tamanho da área doadora, sendo diretamente proporcionais.

O primeiro passo da cirurgia capilar é retirar uma elipse de couro cabeludo da área de onde serão obtidas as unidades foliculares. Estas serão individualmente preparadas (fio a fio) utilizando-se os mais modernos microscópios para que não haja dano aos folículos. Dependendo da área doadora do paciente pode-se implantar até 5.000 a 7.000 em uma única sessão.

Os folículos são implantados respeitando determinadas angulares pertinentes a cada receptora. Isto nos remete à regra básica do transplante capilar moderno: A naturalidade do pós-operatório.

O procedimento é simples e leva de 4 a 6 horas e é realizado em ambiente cirúrgico com anestesia local e sedação.

No final o paciente recebe um curativo oclusivo em todo couro cabeludo e alta hospitalar, podendo retornar às atividades normais em 2 dias.

Caso você precise de uma avaliação do seu caso, entre em contato conosco através do formulário logo abaixo.

Erro: Formulário de contato não encontrado.

comments

Sobre Dr. Armando Cunha

O Dr. Armando dos Santos Cunha, cirurgião plástico em Brasilia, DF, é formado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e Autor do Blog Implante Capilar DF.