Minoxidil Funciona para Calvície e a Queda de Cabelo?

Minoxidil Funciona para Calvície e a Queda de Cabelo?

A medicação Minoxidil é usada há décadas para queda de cabelo. O seu uso é local em forma de loção para aplicação.

Mas qual o objetivo? Você ficará cabeludo se utilizar? Deixará de ser careca? Essas são perguntas comuns na nossa Clínica em Brasília.

A função do Minoxidil é aumentar a vascularização do couro cabeludo. Quando aplicado na pele ou no couro cabeludo, ocorre uma vasodilatação, ou seja, os vasos ficam mais dilatados e calibrosos.

O aumento da vascularização aumenta o suporte de sangue, chegando mais nutrientes e oxigênio aos folículos capilares.  Ficando mais nutridos e oxigenados, os  cabelos ganham volume e demoram mais tempo para cair.

Entretanto, os folículos degenerados durante a calvície não apresentarão regeneração. Desta forma, o Minoxidil não recupera calvície, apenas retarda a progressão dela.

Pode ser indicado para os dois sexos, mas recomenda-se a concentração de Minoxidil 2% para as mulheres e de 5% para os homens.

Mas isso deve ser discutido com um médico especialista.

Anteriormente, era comercializado com o nome de Rogaine®, mas deixou de ser comercializado nas drogarias brasileiras, podendo ser adquirido no exterior.

Aqui em Brasília, as drogarias comercializam um similar chamado Aloxidil®. Outra opção é a manipulação farmacológica em farmácias.

Vamos responder algumas questões muito comuns na nossa clínica em Brasília:

O Minoxidil faz um careca ficar cabeludo?

antes-e-depois-na-barba-minoxidilNão. Ele apenas melhora a qualidade do couro cabeludo e evita a queda do cabelo.

Assim, deixa o cabelo mais cheio, porém não surgem novos folículos capilares. Dessa forma, o calvo continuará sendo  calvo.

 

O Minoxidil pode ser usado após o implante de cabelo?

Sim, na nossa Clínica Implante Capilar DF – Brasília, nós preconizamos o uso após o décimo dia de implante capilar.

Minoxidil não pode ser usado na mulher?

Sim, pode ser usado. Mas deve ser iniciado o tratamento com concentração menor próximo à 2%. Se houver tolerância, pode-se aumentar a dose.

Mas isso deve ser determinado por um especialista.

Leia mais: Calvície assusta os homens, mas a tecnologia ajuda a tratar a questão

Quem não tem calvície e usa o Minoxidil fica com o cabelo mais bonito?

Não, quem não tem diagnóstico de calvície não deve usar o Minoxidil.

Em quais casos pode ser usado o Minoxidil?

Pode ser utilizado na Alopécia Androgenética, na Alopécia Areata, no Efúlvio Telogênico, na Alopécia Fibrosante e em outros casos.

Minoxidil é uma medicação eficiente, mas deve ser prescrita por um especialista após diagnóstico preciso de uma doença do couro cabeludo. A concentração do Aloxidil® ou do Minoxidil manipulado pode variar em cada caso. O tratamento coadjuvante com Finasterida ou com tratamentos capilares deve ser realizado.

O objetivo é melhorar a vascularização do couro cabeludo. Desta forma, algumas vezes são observados irritações locais e coceira na cabeça. Alguns confundem essa reação com alergia.

Na realidade, é uma reação natural do couro cabeludo ao estímulo da vasodilatação do Minoxidil. Nesses casos, na nossa clínica em Brasília, nós orientamos interromper o tratamento por um tempo limitado e depois retomá-lo.

Calvície é uma doença que merece cuidados especiais. Aconselhamos que procure um especialista.

Caso tenha interesse de avaliar sua calvície e tratar de forma adequada, ENTRE EM CONTATO ou ligue para nós pelo telefone: 61 3361-1644.

Ficaremos contentes em lhe ajudar!

Gostou do conteúdo? Compartilhe e nos ajude com sua participação.

Até a próxima.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *