O que é mesoterapia capilar para queda de cabelo? Entenda como funciona.

A mesoterapia capilar é uma novidade? O que posso esperar da mesoterapia?

Mesoterapia capilar – Essas são perguntas comuns feitas na nossa clínica de Implante Capilar. A mesoterapia não é uma novidade.

Ela surgiu na década de 50 do século passado e recebeu esse nome devido à aplicação das medicações que são realizadas na derme da pele (a origem embrionária da pele é do mesoderma, dai então o nome).  Para a aplicação é utilizada tradicionalmente agulha fina e curta.

Dependendo do tratamento são injetadas medicações específicas para uma determinada doença. A medicação atuaria naquele determinado local e, desta forma, o resultado seria restrito.

As pesquisas para demonstração da eficiência da mesoterapia são poucas. Há trabalhos da melhora da aplicação da mesoterapia para dores localizadas e para flacidez.

Entretanto, poucas são as pesquisas sérias para a mesoterapia capilar. A maioria do conhecimento da mesoterapia é a informação “boca-a-boca”. Isso muitas vezes faz com que a mesoterapia não seja muito confiável.

Apesar das complicações serem poucas, estas podem ocorrer e são descritas as seguintes: infecção, necrose, abcessos e irritação local.

Durante a aplicação há dor durante a agulhada. Mas a infiltração da medicação causa dor também.

Isso faz com que muitas pessoas não queiram realizar tal procedimento. Algumas medicações usadas são clássicas no tratamento da calvície: finasterida, dutasterida, minoxidil, vitaminas, etc.

Como falado anteriormente, por falta de pesquisas não há certeza de dose e quantidade de aplicações para haver melhora da calvície.

Mas pode ser usada como complementação no tratamento capilar. Na nossa clínica, costumamos indicar a mesoterapia nos casos dramáticos de calvície, quando o controle não está sendo realizado por vias tradicionais.

Para facilitar o entendimento da mesoterapia, vamos responder algumas perguntas comuns na nossa clinica:

Qual o preço da mesoterapia? Quanto custa em média?

A mesoterapia é um procedimento invasivo. Ou seja, ocorre a introdução de medicação na derme, que é uma camada da pele.

O valor da aplicação irá depender da medicação e do tipo de tratamento proposto pelo médico.

Aconselhamos sempre que só seja usada nos casos que a calvície que se prolongue mesmo com o uso de medicações ou que persistam com o tratamento fisioterapêutico (que chamamos de tratamento capilar).

 mesoterapia capilar para queda de cabelo

Como funciona e para que serve a mesoterapia capilar?

A mesoterapia capilar também é chamada de mesocapilar. É realizada pela introdução de medicação no couro cabeludo que irá ter uma atuação local.

A maioria das medicações tem o objetivo de aumentar a vascularização e diminuir a velocidade da queda do cabelo.

Como é feita a mesoterapia capilar?

É realizada com a introdução de medicação através de agulhas finas e curtas no couro cabeludo, principalmente na área que está sofrendo de queda de cabelo.

Ao infiltrar a medicação, ocorre uma leve dor em ardência. Por ser um pouco dolorosa, há pouca aderência ao tratamento. Por esse motivo, é considerado como última alternativa na nossa clínica.

Quais os benefícios e soluções que a Mesoterapia Capilar proporciona?

A mesoterapia capilar pode ser mais uma das terapias capilares. Teoricamente, ocorre aumento da vascularização do couro cabeludo. Isso melhoraria a qualidade do cabelo.

Leia mais: Óleo de rícino para o crescimento do cabelo. Saiba como usar!

Há Contra indicação para a Mesoterapia Capilar?

A mesoterapia não pode ser usada em indivíduos que tenham alergia aos componentes da fórmula. Como cada médico utiliza fórmulas próprias, é extremamente importante perguntar sobre as possíveis sensibilidades às medicações.

Outras contra indicações: calvície já instalada que não exista mais folículos pilosos, infecção local existente e sensibilidade à dor.

A Mesoterapia dói?

Sim, pois ocorre infiltração de medicação na pele. Isso pode ser um processo doloroso e causar irritação local.

Antes de tudo, deixamos claro que não há pesquisas científicas que comprovem a eficácia da mesoterapia capilar. Outra grande dúvida é como deve ser realizado o tratamento: quantas doses, frequência e quantidade não são consenso.

O conhecimento que temos é o da medicina empírica, ou seja, aquele conhecimento baseado na experiência de alguns médicos.

Como já falamos em outras partes do nosso site, o tratamento comprovado para a queda de cabelo é baseado em uma tríade: medicações, fisioterapia capilar e cirurgia.

Cada um tem sua utilização específica e deve ser discutido com o especialista de reconstrução da calvície.

A mesoterapia faz parte do arsenal de medicações e terapias, mas deve ser utilizada como uma exceção: a dor e a falta de comprovação científica limitam seu uso de forma rotineira.

Se quiser tirar dúvidas, entre em CONTATO com a nossa clínica pelo telefone 61 3361-1644. A Equipe do Implante Capilar DF é muito experiente e está à sua disposição.

Gostou? Comente e compartilhe.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *