A técnica FUE Transplante Capilar é a melhor técnica da atualidade para a cirurgia da calvície?

Dê o seu voto

A técnica FUE Transplante Capilar é uma forma de extração dos bulbos (raízes) capilares. Ela não deve ser confundida com técnica Fio-a-Fio.

A técnica Fio-a-Fio se refere à técnica de implantação, ou seja, colocação dos fios extraídos. FUE significa “Follicular Unit Extraction” ou Extração de Unidade Folicular. A unidade folicular pode conter de 1 a 4 fios.

Ao ser retirada a unidade folicular deve passar por uma avaliação técnica sob lupa ou microscópio. Essa avaliação é importante, pois seleciona unidades integras e, eventualmente, pode-se realizar a divisão dessas unidades.

As unidades são retiradas através de um bisturi circunferencial chamado “punch”. Na nossa clínica esse bisturi tem um diâmetro de 0.8mm a 1mm. Mas o uso de “punch” de maior calibre pode ser utilizado. Esses “punchs” são acoplados a um aparelho elétrico para a extração de cada unidade. Cada perfuração produz uma cicatriz pequena.

Dessa forma, cada retirada de unidade folicular deverá respeitar uma distância mínima, pois retiradas sequenciais podem acarretar uma cicatriz grande.

Na técnica FUE a quantidade de perfurações para retirada não tem relação com a quantidade de cabelos que poderão ser implantados. Existe uma taxa de perdas a ser considerada. Isto ocorre por que um folículo pode ser extraído sem sua raiz. Um cabelo sem raiz (bulbo) é inviável e deve ser desprezado pela equipe.

Por esse motivo a técnica FUE não consegue disponibilizar cabelos em grande quantidade para a implantação. A técnica FUE não possibilita a retirada de cabelos para correção adequada de grandes calvícies.

Devido a essas limitações a técnica FUE deve ser limitada para casos específicos. Na nossa clínica não aconselhamos essa técnica para reconstrução de grandes calvícies. Mas pode ser usado de forma conjunta à outra técnica (FUT) ou para correção de pequenas calvícies, implante de sobrancelha e implante de barba.

Na nossa Clínica de Implante Capilar, a técnica FUE é usada de forma quase rotineira associada à técnica FUT para aumentar e potencializar os resultados das megasessões de implante capilar. O tempo médio para realização dessa técnica é de 6 horas quando realizado de forma FUE exclusiva.

Quando associamos a técnica FUE com a técnica FUT nós realizamos a cirurgia com tempo médio de 8 horas.

fue transplante capilar antes e depois
“Foto meramente ilustrativa. Os resultados podem ser variados dependendo de cada caso.”

Vamos responder algumas questões comuns de nossos pacientes:

O que é FUE transplante capilar?

A técnica de FUE transplante capilar refere-se à forma de se extrair os cabelos da nuca e região lateral da cabeça.

É feito com o uso de aparelho elétrico acoplado a um bisturi circunferencial de pequeno diâmetro. Após a retirada o cabelo é processado e “lapidado” sob lupa ou microscópio para a implantação. Ao implantar a técnica mais moderna é a técnica “Fio-a-Fio”.

É essa a técnica de implantação que utilizamos na nossa clínica. Mas perceba que técnica FUE ou FUT é técnica de extração e a técnica Fio-a-Fio é técnica de implantação. Nós utilizamos agulhas finas para fazer a introdução do cabelo na área calva.

Quais as vantagens e benefícios da técnica FUE Transplante Capilar?

É uma técnica com cicatrizes pequenas que pode ser usada em pequenas áreas de calvície, implante de barba e implante de sobrancelha.

Quais as desvantagens da técnica FUE em relação à técnica FUT?

A técnica FUE pura só permite tirar folículos íntegros com uma quantidade mais limitada, podendo chegar a 1500 fios de cabelo. Já a técnica FUT permite uma extração maior de 6000 a 8000 fios. A associação da FUE com a FUT pode haver um aumento de 5% de extração, ou seja, aumenta 5% dos 6000 a 8000 fios.

Qual a diferença da técnica FUE para um implante convencional?

Alguns usam o nome implante convencional para se referir à técnica FUT. Isso é incorreto pois parece que a técnica FUE Transplante Capilar é uma inovação. Na verdade essa técnica de extração (FUE) é antiga. A diferença maior é a limitação do resultado em relação à quantidade de cabelos que podemos extrair. Podemos afirmar que uma extração pela técnica FUT equivale à cerca de 3 implantes FUE.

Leia mais: Novo transplante capilar promete ser imperceptível.

Como é feito esse tipo de tratamento – FUE?

É feito com o auxílio de um bisturi circunferencial de pequena espessura (0.8 a 1mm de diâmetro) acoplado a um aparelho de extração elétrico.

Quais são os tipos de remédios para tratar a calvície? Devem ser associados no implante ou transplante capilar?

Sabe-se pelas pesquisas científicas que os pacientes que tomam finasterida antes e após o implante apresentam uma taxa de sucesso maior que os que não tomam.

Quanto custa em média esse tipo de tratamento?

A técnica de implantação FUE ou FUT possuem tempos e cuidados muito semelhantes por parte da equipe de implante capilar. Desta forma, o valor das duas técnicas são semelhantes e dependem da experiência de cada cirurgião.

A técnica FUE Transplante Capilar pode ser aplicada em vários casos, mas alguns pacientes não entendem que é uma técnica limitada com relação ao número de folículos extraídos. As cicatrizes são pequenas, mas diversas e podem ficar aparentes se o cirurgião não usar um “punch” delicado de pequena espessura ou se o paciente raspar ou cortar o cabelo baixo.

A técnica FUT tem sido discriminada pela existência de uma cicatriz linear maior. Mas o resultado é muito mais favorável para cobertura de áreas maiores. Quando um cirurgião plástico faz essa cicatriz, a tendência é ter uma cicatriz praticamente imperceptível.

O que nós aconselhamos é que o paciente procure uma equipe que saiba fazer as duas técnicas de extração e seja orientado qual deve ser aplicada a sua calvície.

Procure um cirurgião plástico de formação, pois a reconstrução e escolha da cicatriz é mais criteriosa.

Existem 3 possibilidades de extração:

1. FUE – para pequenas calvícies;

2.FUT – para grandes calvícies;

3. FUE associado ao FUT – para grandes calvícies com boa área doadora.

Caso tenha dúvida e queira passar por uma avaliação, pode ENTRAR EM CONTATO ou ligue para nós pelo telefone: 61 3361-1644.

Ficaremos felizes de avaliar seu caso e te orientar. Somos a equipe de implante capilar com maior experiência em Brasília.Agendar uma Avaliação

Ficaremos contentes em lhe ajudar!

Gostou do conteúdo? Compartilhe e nos ajude com sua participação.

Quero Agendar uma Avaliação

Comments

comments

1 comentário

  1. Rogério

    Ola! Minha esposa muito provável ter calvície, já tem muito tempo que perdeu alguns cabelos na frente, . O Pai dela era muito calvo e mulato, ela é morena cabelos enrolados, na juventude tinha muito cabelo. De uns anos pra cá o volume diminuiu e veio a calvície.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *