Quais são as melhores vitaminas para queda de cabelo?

Rate this post

Na nossa Clínica de Implante Capilar Brasília, vários são os pacientes que perguntam sobre algumas vitaminas para queda de cabelo e seus complementos para resolver esse problema.

Mas as vitaminas resolvem a Queda de Cabelo? Fazem o cabelo crescer mais rapidamente? Evitam a calvície?

Vamos tentar explicar um pouco sobre a formação dos cabelos e a função dessas vitaminas para queda de cabelo e a escolha delas.

O cabelo é constituído basicamente de proteína. A principal proteína é a queratina. Como qualquer proteína, sua constituição são os aminoácidos.

Vários são os aminoácidos que constituem a queratina, podemos citar 20: Alanina, Arginina, Asparagina, Aspartato, Cisteína, Glicina, Glutamato, Glutamina, Prolina, Serina, Tirosina, Fenilalanina, Histidina, Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina, Treonina, Triptofano e Valina.

Desses aminoácidos, o mais importante é a Cisteína que confere resistência à queratina. A cisteína pode se ligar a outra cisteína ou a outro aminoácido.

A diferença e quantidade desses aminoácidos é que confere a diferença de ondulação e espessura dos cabelos.

A coloração não tem relação com essas ligações, mas com o depósito de melanina nos cabelos. Quanto mais melanina, mais escuros são os cabelos.

vitaminas-para-queda-de-cabeloAs vitaminas para queda de cabelo que se relacionam com a síntese do cabelo são muito comentadas na internet. Sua função é importante, mas pessoas com alimentação saudável conseguem suprir suas necessidades diárias. Mas algumas vezes repomos pensando em possíveis hipovitaminoses.

Uma da vitaminas mais comentadas é a Biotina. Esse componente é conhecido como Vitamina B7 ou também chamada de vitamina H.

Assim como as outras vitaminas B, não temos armazenamento no nosso corpo, pois ela não se fixa nas gorduras como outras vitaminas. Tem importante papel no metabolismo dos queratinócitos do folículo capilar.

Outras vitaminas B também são importantes: Vitamina B3 (niacina), Vitamina B5 (ácido pantotênico), Vitamina  B6 (piridoxina) e Vitamina B12 (cobalamina).

As outras vitaminas são: Ácido Fólico, vitamina C e vitamina A.

Leia mais em: Conheça 16 causas para a queda de cabelo

Na nossa clínica em Brasília, damos uma preferência para formulações com aminoácidos e vitaminas para queda de cabelo.

Mas existem várias medicações vendidas diretamente nas drogarias. Podemos citar algumas, podendo ver as comparações das vitaminas para o cabelo:

  • Exímia Fortalize ®  – vitaminas e sais, sem aminoácidos
  • Exímia Fortalize Svr® -semelhante ao anterior mas com vitamina B7
  • Pill Hair Action Food® – possui vitaminas B5, B6 e B7, vitamina E e colágeno
  • Bea Hair® – possui vitaminas A, B1, B2, B6, B7, C, E, ácido fólico, sais minerais e colágeno.
  • Lavitan® – possui vitaminas B6,B7 e sais minerais.
  • Pantogar® – possui pantotenato de cálcio, cistina . Vitamina B1, queratina e magnésio
  • Imecap Hair® – Vitaminas B6 e B7 e sais minerais (Cromo, Selênio e Zinco)
  • Inneov Hair® – Óleo semente de groselha negra, ômega 3, licopeno, vitaminas C, D e E.

É interessante a diversidade de medicações que são oferecidas no mercado farmacêutico. Algumas com lógica para seu uso, mas outras com componentes não consagrados para a nutrição capilar.

A grande maioria delas não oferece aminoácidos em sua formulação.

Vou responder algumas questões comuns realizadas na nossa Clínica de Implante Capilar em Brasília:

As vitaminas evitam a queda do cabelo?

Sim, nos casos de pouca oferta nutricional é importante repor algumas vitaminas para controlar a metabolização da queratina nos folículos capilares.

Quem toma vitaminas fica com cabelos mais fortes?

As vitaminas contribuem, mas a estrutura capilar é a queratina. A queratina é uma proteína composta por vários aminoácidos, principalmente a cisteína. Assim, a oferta desses aminoácidos deve ser feita. Essa maior oferta pode ser feita pela suplementação ou pela dieta adequada (leia sobre esse assunto em “Alimentos contra Queda de Cabelo”).

Quanto tempo deve-se tratar com reposição de vitaminas e aminoácidos?

Não existe um tempo exato, mas na nossa clínica em Brasilia costumamos prescrever o tratamento de 3 a 6 meses dependendo de cada caso.

O tratamento com vitaminas para a queda de cabelo deve ser associado com a Cirurgia de Implante ou transplante Capilar?

Sim. Seja qual for a técnica de extração (FUE ou FUT), nós prescrevemos no segundo mês de pós operatório.

A complementação é importante para o tratamento da queda de cabelo e para melhorar a qualidade do cabelo. Pode ser associada no período de pós cirurgia de implante de cabelo. Mas sempre aconselhamos procurar um especialista de implante de cabelo para auxiliar na melhor escolha possível do tratamento.

Caso tenha d/vida ou precise tratar sua calvície, entre em contato com nossa clínica pelo 61 33611644.

Nossa clinica fica em Brasília e recebemos pacientes de todo país e do mundo. Ficaremos felizes em poder ajudar.

Comments

comments

Sobre Dr. Armando Cunha

O Dr. Armando dos Santos Cunha, cirurgião plástico em Brasilia, DF, é formado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e Autor do Blog Implante Capilar DF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *